Pesquisar

terça-feira, 31 de maio de 2011

EMBRAPA lança sistemas de acesso aberto

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA lançou no final do mês de abril um pacote de serviços de acesso livre. Esse conjunto de serviços é mantido pelo Sistema Embrapa de Bibliotecas. O projeto “Acesso Aberto na Embrapa” tem como principais resultados: Repositório Alice (Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa), Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura) e Sabiia (Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura). Este projeto está sob a coordenação da Emprapa Informação Tecnológica e do Laboratório de Software Livre (Embrapa Informática Agropecuária).

Vamos entender melhor o que são os resultados deste projeto:

- REPOSITÓRIO ALICE: Este repositório institucional contém a informação científica produzida na instituição. Por meio dele, a Embrapa estabelece um canal de comunicação científica dentro da própria instituição, e com acesso livre a toda rede mundial. Conta com aproximadamente 15 mil itens entre artigos de periódicos, anais de congressos, capítulos de livros, livros, dissertações, teses, notas técnicas etc. Para ter acesso a este repositório: www.embrapa.br/alice.
- INFOTECA-E: Contém informações a respeito das tecnologias desenvolvidas na instituição. Não é constituído de informações científicas, mas envolve a responsabilidade social da Embrapa, disponibilizando seu conhecimento produzido para a sociedade em geral. Seu acervo é composto de folderes, cartilhas, artigos de divulgação na imprensa, programas de rádio e de televisão (Prosa Rural e Dia de Campo respectivamente), livros para transferência de tecnologia etc. São matérias com uma linguagem que atenda os mais diversos segmentos da sociedade. Seu acervo é composto de aproximadamente 11.500 itens. Seu acesso é por meio do site: www.embrapa.br/infoteca.
- SABIIA: É um provedor de serviços temático, sendo o primeiro em agricultura do mundo. Trata-se de uma ferramenta de busca que percorre metadados de provedores de dados científicos “open source” (acesso livre). Ele realiza e coleta desses metadados, bem como centraliza-os. Permite o acesso a texto completo (full text) de diversas publicações científicas de instituições brasileiras e internacionais na área de agricultura e áreas semelhantes. Tem indexado em seu acervo aproximadamente 191.000 registros entre 115 provedores de dados. Disponível em: www.embrapa.br/sabiia.
As interfaces dos três sistemas estão disponíveis em português, espanhol e inglês. Um trabalho muito bem feito pelos bibliotecários e equipe de informática da Embrapa, que contribui positivamente com a disseminação da informação na área agrícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!